Volvo d’ "O Santo" vai ser exposto pela primeira vez!

Foi uma das séries televisivas mais populares da segunda metade da década de 60 e tornou o actor britânico Roger Moore famoso, antes ainda de passar a interpretar o papel de "James Bond – 007". Chamava-se "O Santo" e Moore interpretava o papel de Simon Templar, o herói que castigava os "maus da fita".

Em finais de 1966, a Volvo construiu um dos seus lindíssimos "coupé" P1800 em branco pérola que viria a receber a matrícula ST1 para ser o… carro d’ "O Santo", ficando inclusive registado em nome do próprio Roger Moore em 1967, como se pode ver no livrete que ainda acompanha o carro. A mais que os outros P1800 tinha (e ainda tem!) um termómetro e uma ventoinha extra para refrescar os actores durante as filmagens.

A série terminaria em 1969 e Roger Moore acabaria, mais tarde, por vender o carro a um outro actor, com quem contracenara num dos filmes de "007", "Goldfinger". O Volvo P1800 foi passando de mãos, até ser recuperado pela marca sueca e cuidadosamente devolvido ao estado original, nos primeiros anos deste século. A grande novidade é que o carro d’ "O Santo" irá aparecer publicamente, pela primeira vez, na próxima edição da Techno-Classica que se realiza em Essen (Alemanha), entre 21 e 25 de Março.

Na exposição, o Volvo de "O Santo" estará ao lado de outro Volvo P1800, este propriedade do próprio presidente da marca sueca, Håkan Samuelsson, que confessou ser fã da série: "’O Santo’, com Roger Moore, era a minha série favorita nos anos 60 e desde então que sempre quis ter um P1800. É o mais famoso Volvo de todos os tempos e um fantástico exemplo do ‘design’ escandinavo". "Há uns anos que a Volvo Cars orgulhosamente comprou aquele carro e estamos muito entusiasmados por o podermos mostrar na Techno-Classica. É um modelo único com uma história fantástica", acrescentou o responsável da Volvo Cars Heritage, Per-Åke Fröberg.

Em destaque